Que nos guia

Com emissão trimestral, esta revista é dirigida aos portugueses espalhados pelo mundo.
Apresenta as dúvidas mais comuns dos residentes no estrangeiro, partilha opiniões técnicas, sugestões, análises independentes de profissionais ligados a gestão de património, entrevistas aos membros mais influentes das comunidades e muito mais.

Temas

Seguros

Poupança & Investimento

Fiscalidade

Assuntos jurídicos diversos

Assuntos de cultura geral e lifestyle

Artigos em destaque

EDITORIAL DE LANÇAMENTO

A Bússola nasceu!

Caros Amigos!

É com muita honra, mas também com muita humildade e carinho, que me dirijo a todos vós, neste 1º editorial da revista A Bússola. Ela foi pensada para vós e espero que possa ser-vos útil e dela possam retirar grande proveito ao longo dos anos.

A Bússola será uma fonte de informação relevante ao serviço de todos os que utilizam os serviços do Balcão do Emigrante. Aqui encontrarão trimestralmente opiniões técnicas, sugestões e análises independentes de profissionais ligados às áreas da Gestão de Património, (Banca, Seguros, Imobiliário, Fiscalidade, entre outras) pretendendo ser um « Guia » na construção do futuro patrimonial de cada família. Nela também acompanharão experiências vividas e testemunhos de relevo e de sucesso de elementos das nossas comunidades espalhadas pelo mundo.

Assim se inicia uma nova página e se dá um passo em frente na continuidade da nossa Missão de dedicação às comunidades portuguesas espalhadas pela diáspora.

Apraz-me registar que as sementes lançadas no início deste projeto e ao longo destes 21 anos, caíram num terreno fértil onde continuam a crescer e a frutificar.

Quero agradecer a todos os colaboradores do Balcão do Emigrante e do Grupo Parcialfinance e em particular ao Mário Fonseca (CEO) e à Ana Fonseca (Diretora em Portugal), por defenderem e perenizarem estes valores e pelo trabalho árduo que têm desenvolvido, abraçando esta missão de estarem ao serviço das comunidades emigrantes de forma profissional, competente, séria e ambiciosa.

Quero também deixar uma mensagem muito especial e de muito carinho a todos os clientes e a todos os emigrantes que têm utilizado os nossos serviços, por serem a razão da nossa existência e sem os quais nada disto faria sentido. Nesta fase final da minha carreira, quero também testemunhar o enorme orgulho que sinto por ser emigrante e ter estado ao vosso lado nos últimos 40 anos, crescendo e aprendendo convosco nos vários países onde tive o prazer de vos acompanhar.

Uma gratidão imensa, pela vossa preferência e confiança.

FERNANDO GRAÇA
FUNDADOR DO GRUPO PARCIAL FINANCE

NOTA: A título excepcional o editorial é escrito pelo fundador do Grupo Parcial Finance a convite do diretor da revista.

pROGRAMA REGRESSAR

O Programa Regressar criado pela Resolução do Conselho de Ministros nº 60/2019, de 28 de março, constitui-se como um programa estratégico de apoio ao regresso a Portugal de trabalhadores portugueses que tenham emigrado, bem como dos respetivos familiares, através de um conjunto de medidas de apoio que estimulem e facilitem o seu regresso.

Da mesma forma que grandes comunidades de emigrantes como os italianos e a Little Italy ou os chineses e a Chinatown, alguns países têm, dentro das suas maiores metrópoles, comunidades em que se ouve maioritariamente a língua portuguesa. Este é o fenómeno de Little Portugal. 

A BÚSSOLA DA POUPANÇA

A crise sanitária provocada pela pandemia do Covid-19 teve, como um de muitos efeitos, um aumento da taxa de poupança das famílias um pouco por todo o mundo, mas com especial incidência nas economias desenvolvidas da Europa e da América do Norte.

COMPREENDENDO O SISTEMA

A ‘cerificação’ e ‘legalização’ de traduções obedecem a formalismos legais complexos. 
Fique a par dos requisitos e procedimentos necessários para obter uma certificação adequada.

PELA SUA SAÚDE

Nos dias que correm, fala-se muito do nível reduzido de Vitamina D no organismo, devido ao confinamento provocado pela Covid-19. Desta forma, é fundamental apanhar sol, mas com algum cuidado, devido aos efeitos nocivos que o excesso pode provocar na nossa pele.

consultório JURÍDICO
As férias aproximam-se e muitos de nós vamos até Portugal. Conheça os cuidados que deve ter de forma a evitar surpresas “desagradáveis”, por Rui Rodrigues, Solicitador.
consultório fiscal

Dependendo da atividade que exerce e do país onde reside, poderá ser uma boa opção abrir uma empresa ou filial em Portugal.
Veja connosco alguns aspetos importantes a ter em conta antes de tomar qualquer decisão:

O MEU PATRIMÓNIO

Sabia que, em 2020, foram participados 9.168 furtos em residências com arrombamento, escalamento ou chaves falsas em Portugal?

ESTÓRIAS DE QUEM ESTÁ LÁ FORA
Ricardo Henriques - Emigrante no Brasil

Natural de Caxarias, concelho de Ourém, 36 anos, formado em Engenharia Biotecnológica e Alimentar com especialização em Viticultura e Enologia pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco, tendo desempenhado cargos em varias empresas da área de formação, nas principais regiões de Portugal e Brasil.

OS ROSTOS DO BALCÃO

O que faz no seu dia a dia?
Serviços administrativos de apoio à comunidade portuguesa no Luxemburgo.

Qual foi o processo que mais gostaste de tratar?
Um casal que tinha várias dívidas em Portugal e como não tinham conta em Portugal não sabiam como as pagar, pelo que ajudámos nesse sentido. Fizemos a declaração de impostos onde o casal pode recuperar algum dinheiro ao fim do ano e otimizamos os seguros que tinham, poupando centenas de euros por ano e melhorando as coberturas.

Como é a vida no país onde está emigrado?
A vida no Luxemburgo é bastante difícil, quando largamos tudo para trás, mas quando se encontram pessoas que nos ajudam a combater esses medos pode tornar-se num país bastante acolhedor, uma vez que existe um grande número de portugueses no país. A falta de sol e da família tornam as coisas bastante difíceis.

O que gosta mais do país onde esta emigrado?
A estabilidade financeira que conseguimos alcançar.

Qual o teu prato de comida e músico português favorito?
Francesinha e Pedro Abrunhosa.

Se tivesses que descrever Portugal numa só palavra qual escolherias?
Família.

Mensagem que queiras transmitir aos emigrantes portugueses:
Que devem tentar ter sempre mais conhecimento das leis do país para onde vão emigrar ou onde estão emigrados, que se devem informar cada vez mais junto de profissionais especialistas em cada área, e já agora, enquanto profissional do balcão, é sempre um prazer conseguir responder às necessidades dos clientes.

Ana Pinho Consultora Administrativa no Balcão do Emigrante de Esch-sur-Alzette

NOME Ana Pinho
IDADE 33 anos
NATURALIDADE Vila Nova de Monsarros, Anadia
LOCAL ONDE RESIDE Esch-sur-Alzette
EMIGRANTE DESDE 04/10/2012
BALCÃO ONDE TRABALHA Balcão do Emigrante
Esch-sur-Alzette, Luxemburgo.
FUNÇÃO Consultora Administrativa

Vanessa Libório Responsável do Departamento Fiscal no Balcão do Emigrante Portugal

NOME Vanessa Libório
IDADE 29 anos
NATURALIDADE Foros de Salvaterra,
LOCAL ONDE RESIDE Salvaterra de Magos
BALCÃO ONDE TRABALHA Balcão do Emigrante Fátima, Portugal
FUNÇÃO Responsável do Departamento Fiscal

OS ROSTOS DO BALCÃO

O que faz no seu dia a dia?
Ajudo os emigrantes que estão fora com as questões fiscais que tenham em Portugal e os emigrantes que regressam a ter um regresso mais benéfico e seguro a nível fiscal.

Qual foi o processo que mais gostaste de tratar?
Todos os processos têm as suas particularidades e todos os clientes são únicos, todos os processos bem-sucedidos que acrescentaram algo de bom à vida dos clientes me fizeram sentir que fiz uma diferença positiva na vida de alguém, gostei de todos.

Se um dia emigrasses qual seria o teu país de eleição?
Itália

Qual o teu prato de comida favorito?
Tenho vários, gosto demasiado
de comer!

Se tivesses que descrever Portugal numa só palavra qual escolherias?
Casa.

Que mensagem darias a quem parte de Portugal?
Admiro muito a iniciativa e a coragem, desejo toda a sorte do mundo, que valha a pena e que se precisar de apoio pode encontrar no Balcão do Emigrante.

Que mensagem darias a quem regressa a Portugal?
Bem-vindo de volta a casa, aproveite a nossa comida e o nosso clima.

Balcão + o programa de fidelização do Balcão do Emigrante

A revista A Bússola está disponível gratuitamente para os clientes Balcão Mais.

O programa essencial para os portugueses residentes no estrangeiro